sábado, junho 23

O Cheiro do Ralo


Com o cinema nacional numa espécie de evolução, resolvi então assistir O Cheiro do Ralo, nesses seus últimos dias de cartaz. Não conheço muito sobre o trabalho do Lourenço Mutarelli, mas só por esse filme, bateu uma curiosidade de ir atrás do resto das obras dele.
O "humilde" orçamento de 300 mil reais, foi o bastante para o diretor Heitor Dhalia fazer um trabalho impecável. Sem apelar pra clichês brazucas como sambão, favelas e trilhas sonoras melosas.
Filmado na zona leste de São Paulo, o Cheiro do Ralo conta história de Lourenço (pelo jeito, alter-ego do mesmo citado acima). Interpretado por Selton Mello - um dos atores mais bacanas do cinema brasileiro, Lourenço é um neurótico escroto que não gosta de ninguém. Trabalha numa loja de penhores, na qual recebe clientes tão bizarros quanto ele. Não tem muita preocupação em ser simpático com eles. Sua única preocupação, é que as pessoas pensem que aquele cheiro horrível do ralo seja dele, e não do própio ralo. E já que estamos falando de um filme brasileiro, nesse filme também é retratada uma de nossas maiores paixões: a bunda!
Ao almoçar num boteco sujo, Lourenço cria uma fixação pelo belo traseiro da garçonete e sonha em possuir aquela bunda a qualquer preço.
Apesar da excentricidade de seu personagem, Lourenço não é só aquele cara pessimista, individualista e sacana. Mesmo com toda escatologia que caracteriza Lourenço, se nota um pouco de sensibilidade do próprio e a angústia que a vida da nossa sociedade trivial e rotineira pode nos causar.
Não vou dizer que o filme é uma lição de vida e toda essa baboseira piegas de novela das 8. Só posso dizer que o cinema brasileiro precisa mais desse tipo de filme, que fale mais de Lourenços, Zé Pequenos e outros Anti-Heróis da vida.

7 comentários:

Unknown disse...

filme sensacional e brilhante ator é o Selton Mello.isso mostra o quanto o cinema brasileiro pode evoluir com tão pouca verba!!!

vc pegou o embalo Paulito,3 posts seguidos...hehehe!

Alfredo Souza disse...

esse filme é o melhor que eu vi esse ano.
ótima dica!

Paulo disse...

Tomei pico de speed e não consigo parar de escrever. Estou com o braço na tipóia, hehehe

Zé Marques disse...

Precisa, mesmo. O filme é genial, dos diálogos à atuação de Selton Mello. =D

Núsch disse...

Tenho que esperar chegar na locadora, tenho só 16 :\\

Anônimo disse...

Eu quero ver, alguém já me disse que trata-se do filme "indie" brazuca do ano.

Anônimo disse...

por questões de localização, vou ter de esperar sair em em DVD