sábado, março 17

Harold And Maude





Semanas atrás, estava assistindo pela milésima vez Ensina-me a Viver. Em momentos que me deparo pensando sobre coisas da adolescência, cenas desse filme sempre me vêm á mente, mesmo tendo apenas 20 anos e não sendo um jovem norte-americano na década de 70, época do governo Nixon,Guerra do Vietnã, cultura Hippie e essa merda toda.
Harold and Maude (titulo original), de 1972, conta história de Harold (Bud Cort, que na época recusou o papel principal de "O Estranho no ninho", para fazer esse filme), um jovem de 20 anos, mórbido, introspectivo que tem como hobby simular suicídios e ir a funerais. Em um desses funerais ele acaba conhecendo Maude (Ruth Gordon), uma senhora de 79 anos, ativa, alegre e muito sábia. O comportamento amável e excêntrico de Maude (como roubar carros, por exemplo), cativa Harold e os dois criam um vinculo muito forte de amizade, até que Harold acaba se apaixonando pela velhinha.
O filme está longe de ser considerado uma obra-prima, mas cativa justamente pela sua simplicidade e por abordar temas existenciais onde falam sobre o sentido da vida. Sem falar do carisma dos personagens, principalmente a ingenuidade de Harold, ou assim por dizer, uma ingenuidade meio falsa, com aquela piscadela de canto de olho.
A cena em que o padre diz o quanto é nojento um jovem ter uma relação sexual com uma senhora de 79 anos, é um exemplo disso, é como se Harold mostrasse que o mundo gira em torno de si mesmo e não dos outros, essas e outras atitudes dele como comprar um carro funeral e soprar bolinhas de sabão depois de um ato sexual ao invés do bom e velho cigarro. Sem dúvida, um tapa na cara do chamado american way of life.
Acho que seja essa a mensagem que o filme queira passar, de que o amor não tem cor, classe social ou idade. Toda a atmosfera saudosista do filme acaba conquistando o telespectador, mostrando a inocência de uma época que talvez já estivesse no fim, caminhando dali para um período solipsista que tem as cartas na mão até os dias de hoje.
A produção do filme chega a ser meio precária em alguns momentos, principalmente no final, mas o ótimo roteiro e a bela atuação dos atores fazem o filme valer a pena. Também vale destacar a trilha sonora composta por Cat Stevens, músicas irritantemente deliciosas.

Do fundo do Baú, fica ai a dica!

Trilha Sonora:Harold & Maude (1972)

5 comentários:

Unknown disse...

Boa dica,Paulito.eu vi ese filme um tempo atrás no telecine cult,achei meio bizarrão,mas da segunda vez que assisti,parei pra prestar atenção em muita coisa.!!

Anônimo disse...

e que dica!
trocou de templaste, né. gostei. o fundo branco ficou bala. (:

Alfredo Souza disse...

gostei do novo visual!

então... fiquei curiosão com esse filme. pode crer que vou procurá-lo pra ver!

ae suzan
a obra é uma super casa. adoro frequentar e tocar lá foi mto mto bom. tomara que tenhamos mais oportunidades! que bom q tu gradou do som da gnt, obrigado! cê é de salvador?! se for, a gnt já fez um show aí, dia 10/02 na zauber hehehe
se não for, foi mal, é queu cismei queocê é de ssa hehehe

bejo!

Alfredo Souza disse...

poisintão
a gnt tocou com matiz, machina e futchers. foi super-duper! numa próxima oportunidade informamos e cêis vão ;-)
bejo

natália; disse...

visual novo aqui, huhu

ahh, eu nunca vi esse filme. Parece ser bom, vou alugá-lo em breve :D

...mas enquanto isso eu vou baixando a trilha sonora ;D