terça-feira, outubro 31

Tim Festival 2006, será que valeu a pena? Sim Sim Sim!


Ingresso salgado, localização horrível, mas como sou uma pessoa que não tem vergonha na cara, acabei comparecendo ao festival.
Chegando ao local, fila de dobrar o quarteirão, expectativa enorme como é de se esperar.Na entrada me deparo com Fabio Massari e Lucio Ribeiro conversando, nem imagino qual seria o papo, talvez não fosse grande coisa, apenas deduzi que seria um festival para toda trupe de indies miseráveis contarem para seus filhos e netos no futuro.

Mas vamos ao que interessa:

O festival começa mais ou menos com 40 minutos de atraso, mas tudo bem, show de rock é assim mesmo, apenas cale a boca,beba e espere começar.
Entra no palco o Mombojó,grupo que queria muito assistir para ter uma opinião formada.Banda legal, ótima presença de palco, principalmente do vocalista , mas não posso te dizer que fiquei apaixonado por eles, deixo para desvendar mais tarde o fantástico mundo do Mombojó.

Logo em seguida Tv On the Radio, típico nome da banda indie, o baterista se não me engano é a cara do vocalista do Block Party.Devido a minha inquietude acabei não vendo o show e zanzando por lá.

Thievery Corporation idem,apesar do show ser interessante, apenas fiquei sentado com cara de poucos amigos esperando pela próxima banda entrar no palco.As primeiras músicas começam com uma citara e uma mulher brasileira (que no momento me foge o nome) cantando, depois entram no palco sujeitos com cabelo rastafari, cantando um hip-hop dançante com ritmo meio tribal. Nesse momento me senti próximo á África, seja como for, valeu pela diversidade musical do festival.

Agora sim, depois dos 3 shows mais demorados da historia, o ponto alto do festival.
O Yeah Yeah Yeahs entra no palco,Karen O com uma roupa maluca grudada no corpo, igual aquelas apresentadoras infantis dos anos 90, o baterista Brian Chase com aquela pinta de nerd e o guitarrista Nicolas Zinner com seu aspecto franzino e frágil.
Infantil, nerd e frágil?
Nada disso, dali em diante você presenciaria o oposto de tudo isso, uma das apresentações mais selvagens que já vi em toda minha insignificante existência.
A banda abre com Turn Into, faixa do recém lançado Show Your Bones.Na música, toda a felicidade estampada no rosto de Karen, uma mulher com a alegria de uma criança.Em seguida, deixando a inocência de lado em troca da fúria punk nova-iorquina, a banda toca seus rocks mais conhecidos, levando o publico a loucura.
Te digo que banda me surpreendeu ao vivo, antes disso tinha assistido umas apresentações pelo youtube, e não tinha achado lá grande coisa, as músicas saiam meio tortas, principalmente a guitarra de Nick Zinner, mas nesse show foi completamente diferente.Karen estava possuída, dançou e gritou do inicio ao fim, sempre muito leve e criativa com o corpo, ela tinha toda a performance a seus pés.Como um domador de leão, Karen fazia o que bem entendia no palco,mudando o tom de voz e controlando o microfone como se o mesmo fizesse parte do seu próprio corpo .Foi um estouro, não tinha visto nada parecido desde o show do Iggy and The Stooges o ano passado.
Mas não pense que só de “Karens” que vive uma banda,Brian Chase é um ótimo baterista, sempre improvisando suas batidas. Em um momento do show, chegou até a tocar com apenas uma mão...não se espante com minha empolgação, já tentei tocar bateria mas não tenho a mínima coordenação, então pra mim foi uma grande coisa ver aquilo.
E o que falar do pequeno grande guitarrista Nick Zinner?
Quem o vê pensa que ele não sabe tocar, é como se ele fingisse que não soubesse tocar, mas é incrível você ver toda aquela coisa magrinha no palco se movendo ferozmente com sua guitarra.Pode se dizer que ele é o cérebro da banda, com sua guitarra consciente em cima do palco, fazendo efeitos com teclado e mostrando-se um guitarrista moderno.Já o escondido quarto integrante Imad Wasif, faz toda a sonoridade da banda ao vivo fluir redondamente com teclado,violão e seu discreto baixo.
Agora imagino como se sente Karen O, com toda essa muralha de músicos competentes ao seu lado, uma espécie de muralha na qual oferece toda proteção a ela, fazendo do palco para si mesmo, um lugar comum como uma piscina de bolinhas.
Voltando ao show, Maps e The Sweets dão o clima romântico para a noite, toda a platéia troca o ar blasé pela secura de garganta e olhos lacrimejantes.Entre uma música melódica e outra pesada, Karen continua contagiante no palco, rolando no chão, dando rajadas de água pela boca para o alto, numa espécie de chafariz humano,divertindo a platéia e interagindo com a mesma, a ponto de arrancar comentários lá de baixo do tipo :”essa mulher deve ter umas 3 cristas de galo...”.
Na certa, o sujeito que falou isso estava esperando para ver todo rock robotizado do Daft Punk, ele jamais conseguiria entender aquilo ou apenas estivesse embasbacado com tamanha humanidade demonstrada pela cantora.
Pois é, um show foda, queira ou não, a noite foi do Yeah Yeah Yeahs, o suficiente para eu sair do lugar e dizer: “foda-se o Daft Punk,vou pra casa”.

7 comentários:

Anônimo disse...

Os clones do Seu Jorge estão se multiplicando feito gremelins,sei lá como se escreve!
hahaha.......

Deve ter sido foda mesmo o show do yyy's!
Orgasmático como sempre!!!!
Performance de Karen detona!!!!

Unknown disse...

Aiiii...que inveja saudável sua Paulo!hehehehehe

Foda-se Daft Punk,foi o ponto alto.

Tocou Way Out??????

aiaiaiai

chega
chega

Fred Fagundes disse...

hmm. você devia ouvir mombojó. é muito bom e é nacional, haha.
bom, tim festival esse ano... sinceramente, não gostei tanto das atrações. esse tv on the radio que se anda falando maravilhas... ouvi e não gostei. yyy acho que gostaria de ver o show, mas não pagava o preço absurdo desse ingresso só por causa deles. a parte do foda-se o daft punk eu concordo hehehe. apesar de que existe bom rock misturado com eletro... eu acho.

Zé Marques disse...

o show do yyy deve ter sido foda mesmo. eu queria ter visto ¬¬

Anônimo disse...

Eles nem tocaram way out,talvez essa musica não fique muito bem ouvido, mas gostaria q eles tocasse tbm,hehehe

Engordou?
hahha,eu acho justamente o contrario, ele emagreceu pacas,talvez seja droga....hahaa

Anônimo disse...

corrigindo ali em cima...talvez a musica não fique muito bem ao vivo
****

natália; disse...

ah...

queria ir só pra ver o YYYs

:/