sábado, março 8



Baseado no livro de Guilherme Fiúza, Meu nome não é Johnny filma a trajetória de João Guilherme - mais conhecido como João Estrela -, um dos maiores traficantes cariocas da década de 90.
João Guilherme (Selton Mello) é um jovem descolado da classe média - alta da zona sul do Rio de Janeiro. Em busca de mais drogas e diversão, ele acaba entrando para o mundo do tráfico.

Muitas pessoas acabaram comparando esse filme com “Tropa de Elite”. Porém, Meu Nome Não é Johnny revela o submundo do vicio e das drogas diante do ponto de vista do playboy da zona sul.
Algumas partes do filme acabam caindo no clichê melodramático ao expor o “sofrimento da classe média”, mas nada que o comprometa, perante o bom humor (leia-se humor negro também) e irreverência de seu protagonista. Selton Mello mais uma vez nos diverte com sua performance irrequieta, isso sem citar os personagens do presídio e de dois policiais desbocados que até chegam a malhar uma conhecida pizzaria no RJ freqüentada por famosos.


A mensagem final do filme pode ser interpretada pelo telespectador como a volta por cima de um sujeito problemático. Mas prefiro acreditar que, tendo sorte e grana, você pode se safar da lei, o que faz mais uma vez repensarmos sobre a falida justiça do nosso país. Só é uma pena que outras pessoas não tiveram a mesma oportunidade que João Guilherme.


Direção: Mauro Lima
Roteiro: Mariza Leão e Mauro Lima, baseado em livro de Guilherme Fiúza
Ano de Lançamento (Brasil): 2008

Nenhum comentário: